Expansão da mancha urbana
A projeção da mancha urbana delimita para onde a cidade vai crescer, com base no crescimento populacional, na expansão dos domicílios, na utilização de imagens orbitais e no zoneamento municipal.
Exemplo de trabalho realizado
A PopGeo foi contratada para realizar a projeção populacional, de domicílios e da mancha urbana de um conjunto de municípios que integravam um bloco de licitação de serviços de infraestrutura. Para a projeção da expansão da mancha urbana, a utilização das projeções populacionais e de domicílios, assim como de mapas, tabelas, planos diretores e de técnicas de sensoriamento remoto, como a classificação de imagens orbitais de alta definição, foi de essencial importância para aumentar a precisão e a interpretação dos dados obtidos, indo muito além de cálculos matemáticos.
Os resultados possibilitaram demilitar as áreas de expansão em cada município do bloco. Alguns fatores mostraram-se importantes para determinar essa expansão, como fatores físicos, econômicos, imobiliários, de uso do solo. Fatores como a implantação de conjuntos habitacionais, a verticalização, a disseminação de condomínios fechados, dentre outros fatores, interferiram de forma a acelerar ou diminuir o ritmo da expansão nas localidades. Outros fatores como relevo acidentado, construção de equipamentos públicos e privados e áreas de conurbação (união espacial de duas cidades) também se mostraram relevantes nessa dinâmica.