top of page

Projeções

As projeções populacionais e de domicílios fornecem estimativas sobre o tamanho e o perfil populacional no futuro, sendo a principal fonte de informação sobre o tamanho da população no período intercensitário. As projeções podem ser utilizadas no planejamento e monitoramento de políticas e ações nos setores público e privado. Variados recortes espaciais podem ser adotados: municípios, bairros, setores censitários, áreas específicas de interesse.

Cenários de fecundidade
Gráfico de projeção
Gráfico de projeção de população

Exemplo de trabalho realizado

Em vista de processo licitatório para a concessão de serviços de infraestrutura, a PopGeo foi contratada para a realização de projeções populacionais e domiciliares para os municípios da área de concessão, além do fornecimento de estimativas dessas projeções a nível intramunicipal, especificamente, aos setores censitários.

Proceder as projeções para as áreas maiores (municípios) se mostrou um desafio de antemão, tendo em vista que, apesar dos dados de estatísticas vitais estaduais terem boa qualidade, os municípios do interior apresentavam comportamentos de suas componentes demográficas e população que não se adequavam ao “estado de arte” do modelo de projeção por coortes componentes. Nesse sentido, o time de estatística da PopGeo lançou mão de alternativas estatísticas para adequação dos insumos de dados ao modelo, alcançando resultados bastante satisfatórios, que atendiam não somente as expectativas do cliente, mas sobretudo, estavam alinhados às realidades demográficas esperadas dos municípios, para o horizonte temporal de projeção considerado.

As estimativas das projeções para as áreas pequenas, demanda esta especialmente cara aos clientes das áreas de infraestrutura e comércio varejista, não se mostrou um desafio menor. Ao contrário, ao se aproximar do território, o desafio de adequação da projeção à realidade demográfica esperada é maior, sendo imprescindível empreender técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para se alcançar um maior nível de assertividade da projeção. Para o trabalho em questão, isso perpassava levar em consideração a complexidade inerente ao território local, com diverso usos e ocupações, onde, muito das vezes, chegou-se a um detalhamento a nível intra-bairros e intra-setores, tais como favelas, conjuntos habitacionais, etc., para que as projeções a esse nível fossem fies a dinamicidade corrente a um território em constante mudança.

bottom of page